Fundação Smart City Cabo Verde e Politécnico do Castelo Branco assinam protocolo
Fundação Smart City Cabo Verde e Politécnico do Castelo Branco assinam protocolo

Fundação Smart City Cabo Verde e Politécnico do Castelo Branco assinam protocolo

A Fundação Smart City Cabo Verde, assinou um protocolo de coperação com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Tecnologia, com o objetivo de realizar ações conjuntas no âmbito das cidades inteligentes e da Internet das Coisas (IoT), através de workshops experimentais, trabalhos académicos, formações de curta duração e estágios.


O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma instituição pública portuguesa de ensino superior que iniciou a sua atividade em 1980 e que se constitui como um referencial de confiança na qualificação de alto nível dos cidadãos, na produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.


No âmbito do protocolo assinado decorrerá, durante o mês de novembro, um workshop para 40 participantes de Cabo Verde, dinamizado pelo docente Rogério Dionísio com o título “Desenvolver competências em IoT – Internet das Coisas”.
A IoT, quando aplicada em cidades e integrada em sistemas de tomada de decisão, pode servir para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, estimular a economia local e elevar os indicadores de desenvolvimento.

Com este workshop, os participantes ganham competências técnicas na implementação de soluções baseadas na ferramenta node-RED, permitindo-lhes interligar dispositivos eletrónicos com sensores, recolher e tratar dados de diversas fontes de informação (meteorologia) e implementar interfaces gráficas para visualização de dados.

Mais informações: https://www.ipcb.pt/ipcb-e-fundacao-smart-city-cabo-verde-assinam-protocolo

Leave a Reply